31 de dezembro de 2014

O meu 2014: dificilmente haverá outro ano assim

Estas são as pessoas e os momentos que levo para 2015. Impossível fechar a porta de 2014. A vida é um contínuo. Não consigo chegar ao fim do ano e esquecê-lo simplesmente. Não consigo fazer a ruptura com 2014 e fazer votos para 2015.

O que quero é que 2015 tenha mais momentos destes (quando digo mais não significa melhores, podem ser iguais) e que estas pessoas continuem a fazer parte dele.

Deixo-vos com a minha seleção de momentos e pessoas.


Marathon des Sables







Obrigada AMIGOS pelo carinho

Trail camps


El Comandante

Gerês Trail Adventure

II Trail da Pampilhosa da Serra: a festa dos AMIGOS

TDS@UTMB

Finishers TDS: Telmo Dourado, Paul Michel e Paulo Tavares


Rui Barbosa, Miguel Catarino, Paul Michel e Telmo Dourado (Os Metralhas)

OCC@UTMB em Champex com Paulo Lorenzo

No comments

No comments










Termino 2014 oferecendo o meu sorriso. É genuíno e é a forma de vos presentear pelo apoio e palavras que tiveram comigo e com o Paul Michel ao longo deste ano. Bem hajam!

Espero trazê-lo sempre no rosto ao longo de 2015.



A todos os leitores deste blogue faço votos que 2015 vos traga os mais felizes dos quilómetros!

29 de dezembro de 2014

Os Cinco na S. Silvestre Lisboa


Nunca tinha feito uma S. Silvestre. A ideia surgiu de um amigo que se encontra fora do país e de forma a estarmos juntos decidimos ir correr a S. Silvestre. Há quem marque jantaradas para estar com os amigos, nós marcamos corridas.

A prova foi muito bem organizada. Creio tratar-se de uma prova típica de uma grande cidade, onde não faltaram bandas a animar os atletas, DJ’s, luzes, colorido… Muitas pessoas a participar. Demais até. Mais de 10.000 participantes.

É muita gente a correr, o que leva a que, quem gosta realmente de correr só o consiga fazer a partir do quilómetro e meio. Até lá tem de ir a serpentear a vasta multidão e a levar cotovelas e encontrões de pessoas com um diminuto grau de civismo e consideração pelos outros.

A juntar a isto o piso que também não é o ideal. Ainda assim, quem anda nesta vida do trail até está habituado às irregularidades da calçada, aos carris dos elétricos ou ao empedrado irregular com falta de iluminação da Ribeira das Naus, mas tudo isto e uma quantidade de frituras natalícias a chocalhar na minha barriga fizeram com que esta prova não fosse de sonho.

Poderia ter sido um pesadelo, até estive para sair ali na zona do Rossio e procurar um WC, mas lá me aguentei. Lá fui até à meta muito ajudada pela Ritta e pelo Fi que puxaram sempre por mim.

Terminei a corrida com 1h04m e a minha segunda prova foi em busca de um WC decente. Nesta segunda fui super rápida, fiz uma média 3.30' ao km. Que sufoco...

Esta foi a última prova de 2014. Um ano ímpar e que dificilmente será esquecido.

Os cinco a caminho da S. Silvestre

Fi, o meu companheiro de luta

Os Cinco na Av. da Liberdade

Andaram a roer os calcanhares um ao outro. Dois grandes Baby Runners. Parabéns campeões!
 
Saudades desta gente!

E no fim o nosso pódio!

18 de dezembro de 2014

Caraças, pá!


Desculpem. Isto parece despropositado. E o que lá vai, lá vai. Mas este diploma, e que só agora tive acesso, é para mim um enorme orgulho. Estará sempre na minha memória aquela que foi a minha primeira Ultra. Ainda que seja uma Ultra para pequenitos, mas foi aquela para a qual eu trabalhei muito.

Foi o meu primeiro e grande desafio. Muitas mais poderão existir, mas esta... Será sempre a tal...



Sinto-me GRANDE!

12 de dezembro de 2014

Cortina Trail - Fui sorteada!


Não posso dizer que não sou uma mulher de sorte! Sou. Admito.

Próximo desafio confirmou-se hoje. Em Junho andarei por terras italianas armada, outra vez, em cabrita do monte!

I Ó LÁ RÉ I Ú
I Ó LÁ RÉ I Ú
I Ó LÁ RÉ I Ú
I Ó LÁ RÉ I Ú
I Ó LÁ RÉ I Ú




10 de dezembro de 2014

Ânimo, vá!

Psicologicamente começou a minha preparação para a Transgrancanaria. Recordo que são 44km com 1365 D+. É menos “puxado” que a OCC (Chamonix) mas ainda assim um belo petisco. Com a agravante que desta vez terei menos tempo e disponibilidade para treinar. Por isso, contas feitas, vai dar ao mesmo.

A prova é logo no início de Março o que praticamente me dá três meses (e mal contados) a partir de agora. A juntar à festa, e também para não variar, o Paul Michel vai comigo. Ou eu com ele, tanto faz. Vamos ambos os dois um com o outro e vice-versa. O que traduzido por miúdos significa que vamos andar à turra e à massa sobre quem vai treinar: agora vou eu, e tu ficas a fazer o jantar e depois vais tu e eu deito as crianças. Ou então o contrário ou vice-versa.

O Paul Michel vai fazer a prova grande (125km com 8500 D+). Esta prova começa na sexta-feira, dia 6 de Março, às 23h. A minha começa na manhã seguinte às 10.30m. A minha prova é metade, aliás menos de metade, da prova dele, mas o percurso é o mesmo. O que significa que nos poderemos encontrar pelo caminho. Era engraçado.

Assim no fim de semana passado tirei um dia para planear o meu treino. Contudo, esse planeamento passa por organizar a minha semana à medida que os outros afazeres surgem. Ou seja, contrariamente à preparação para a OCC que, por ter ocorrido num período do ano mais favorável, me permitiu colocar os treinos à frente de (quase) tudo, desta vez não poderá ser assim. Tenho imperativos pessoais que não me permitem fazê-lo. Por isso o treino ficará sempre em segundo plano, mas tentando nunca faltar ao compromisso. Desta vez terei que fazer mais ginga jogas para conseguir treinar. Poderá passar por ter de me levantar às 5 da manhã, poderá passar por treinar às 11 da noite… Não sei… Vamos ver como vou conseguir conciliar.

Este fim de semana senti-me em baixo de forma. Foram dois meses a treinar muito pouco. É impressionante como o nosso organismo regride.

No sábado fiz 8km a voar com a trupe de ultramaratonistas do TOCA A TODOS. Foram os 8km mais solidários que fiz até hoje. Fartei-me de dar e oferecer. Sobretudo, oferecer porrada àquela gente toda que corriam feitos loucos!

Estive duas horas à espera deles na pala do Pavilhão de Portugal e quando chegaram, não pararam sequer para dar um beijinho ou abracinho e cumprimentar as pessoas!!! Francamente! Continuaram a correr e assim foi até ao Terreiro do Paço. Ide correr assim rápido para o diabo que vos carregue! Fiquei chateada. Fiquei.

No domingo jiboiei o dia todo: do sofá para a cozinha e de vez em quando ia até à janela ver o sol, mas não comi porcarias! Sim, porque entretanto, e para não variar também, estou de dieta. Dois meses a treinar pouco, tive um bónus de 2kg.

Na segunda-feira fui fazer 10km em modo tartaruga. Tão tartaruga que parei quatro vezes para tirar fotos. Só por isso é que parei, claro...



Eu


O meu pé e um marco

 ... Nada de especial.

Boa semana e não desanimem, vá...

5 de dezembro de 2014

TOCA A TODOS! Então também toca a mim!


Nas últimas semanas as redes sociais estão inundadas de post sobre a campanha TOCA A TODOS. Uma iniciativa da sociedade civil em conjunto com a RTP e a Cáritas Portuguesa. Porque em Portugal uma em cada três crianças está em risco de pobreza, o objetivo desta campanha é lutar contra este flagelo. Unimo-nos e juntos vamos ajudar a chamar à atenção para ajudar a resolver este problema, sensibilizando e angariando fundos

Entre outras iniciativas, alguns ultramaratonistas de Portugal vão correr o país de lés-a-lés. Várias grupos partirão de pontos diferentes e no sábado, dia 6, encontrar-se-ão todos na Praça do Comércio. O objetivo desta iniciativa é fazer quilómetros e recolher donativos ao longo do percurso. Cada um poderá simplesmente contribuir com uma chamada telefónica ou fazer uma transferência bancária (ver imagens abaixo).

No que me toca vou juntar-me a esta ultramaratona e vou fazer o donativo. Assim, no dia 6 vou juntar-me aos outros ultramaratonistas que lutam contra a pobreza infantil e que vêm do norte, sul e centro do país: Carlos Sá, Armando Teixeira, João Colaço, Miguel Reis e Silva, Telmo Dourado, entre muitos outros.

Vamos rumo à Praça do Comércio em Lisboa onde deixaremos o contributo em dinheiro de todos os que nesta viagem se queiram encontrar connosco, correr e (quem puder) contribuir financeiramente para esta causa. 

Juntos! Todos os Ultramaratonistas de Portugal.

Eu vou estar, amanhã dia 6, à espera dos ultramaratonistas, na pala do Pavilhão de Portugal no Parque das Nações pelas 14.30m.

Alguém quer vir?? Vá lá... 'Bora!



2 de dezembro de 2014

(Cada vez mais) Viva e de boa saúde!

Só para dizer que estou viva e de boa saúde. Mas cheia de saudades vossas.

...E cheia de saudades de escrever.

...E cheia de saudades e correr. Ups... (Esta não era p'ra dizer).

Calma que melhores dias virão! Aliás, já chegaram os dias dos treinos diabólicos. Afinal de contas Transgrancanaria 2015 é já no dia 7 de Março, lembram-se?

E até lá tenho muito trabalhinho para fazer, nomeadamente fazer a revisão da matéria dada. Preciso e conto com a vossa ajuda, ok?

Entretanto, estou pré-inscrita no meu 2º grande desafio de 2015. São 47km com 2650 D+. Uma prova com a chancela The North Face desta vez Lavaredo! O meu Paul Michel - que é bruto com'às portas - vai fazer os 119km com 5850 D+.

Dizem as boas línguas que esta prova é lindíssima, com paisagens absolutamente de cortar a respiração. Fui logo bisbilhotar à net e encontrei estas imagens de lá. O que é que acham?






Ai, desculpem, esta foi engano...

2015 começa a ganhar forma. E eu também, se não começo a correr rapidamente...