29 de maio de 2014

Roupa nova para o Monte Branco

Sempre que se celebra ou comemora algo importante gosto de comprar roupinha nova. E na verdade a prova que irei fazer no Monte Branco é um desses acontecimentos. Achei que esta prova merecia uma coisa em bom. Vai daí... Escolhi uma fatiota diferente da habitual. Diferente nas cores, claro! Não sei porquê, mas acho que o encarnado ultimanente tem dominado a atmosfera... Não sei, tenho essa sensação (cof, cof, cof...)

O modelito escolhido é todo ele Salomon: t-shirt, saia e ténis.




Os sapatunfos são estes: os S-LAB XT 6 SOFTGROUND:



Segundo o site, diz que são para enfrentar os trilhos com confiança, conforto e ajuste perfeito. E proporcionam maior aderência, proteção e estabilidade.

Está bem, abelha, mas eu comprei-os porque são giros e vão bem com o resto da indumentária. 



Entretanto, posso dizer-vos que já os usei nos trilhos de Monsanto e portaram-se lindamente. Tirando a bolha que me fizeram no pé direito. Tirando esse pequeno pormenor são fantásticos.

E giros que até chateia!! 

Boas corridas!

27 de maio de 2014

Treinando e dietando #3

Esta semana o treino levou uma facada. Não, uma machadada. Não, uma catanada. Mais do que isso. O treino foi decepado com direito a sangramento gota-a-gota. Já viram matar uma galinha? Foi mais ou menos isso que fiz ao treino esta semana. Golpada no pescoço, agarrei-o firmemente e esperei que sangrasse até tombar imóvel e sem rasto de vida.

Dos cinco treinos previstos fiz apenas três. Tentei compensar no treino longo do fim de semana, mas como estava com a cabeça no Rock in Rio acabei por despachar o assunto em 1h45m ao invés das duas horas que tinha planeado. Escusado será dizer que estou cheia de remorsos. Por outro lado, não estou. Porque tudo se ficou a dever a uma semana com muitos imprevistos. Tentei mas não deu. Desta vez, ir treinar fora de horas significava ir treinar às onze da noite, o que para uma mulher sozinha nas ruas da cidade não é aconselhável. De qualquer modo, domingo foi dia de fazer longão sozinha. E como fui sozinha deu para fazer (alguma) ronha...

... Consegui tirar fotos ao percurso...





... Consegui tirar fotos à paisagem...



... Consegui tirar fotos aos ténis novos... (Não são giros?)



... Consegui fazer selfies parvas...

O trilho não me sai da cabeça!

... Consegui fazer muitas coisas que, se tivesse ido correr com o Paul Michel não podia fazer, porque teria a sua voz ensurdecedora nos meus ouvidos a dizer: "deixa-te andar a tirar fotos, não te concentres no treino que vais ver..."

A dieta. A dieta correu bem durante a semana, mas chegou o fim de semana e lá vem mais uma festarola. Mais uma festa onde não dá para dar uma tampa. Tratava-se, nem mais nem menos, do aniversário do meu filho. E pronto, ele foi crumble de maçã, ele foi leite-creme, ele foi tarte de queijo da ilha com coco, ele foi cerveja… Eu sei lá… Foi muito disparate junto que agora se vai concentrar milimetricamente na minha zona abdominal e zona média traseira inferior (leia-se rabo).

O plano de treinos para esta semana mudou ligeiramente. É um bocadinho mais puxado. No domingo tenho o Trail da Pampilhosa (29km) e já tive o aviso do Mister: é para ir fazer um treino longo, nada mais. E mesmo que quisesse! Com a semana de treinos que vou ter duvido que consiga fazer algo mais do que um passeio pela serra.

Mas uma das coisas que me motiva para este domingo é ir fazer a prova com uma roupa nova! Estou a falar da t-shirt da SPEM (Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla). Desta vez, deixo de lado a minha t-shirt RUN BABY RUN e vou correr “contra” esta doença. A fazer equipa comigo vou ter o Carlos Teixeira e o Carlos Cardoso.

Quando virem esta t-shirt ou sou eu, ou é um dos Carlos. Se virem esta t-shirt com saia devo ser mesmo eu!

A par desta motivação terei outra: muitos amigos estarão por lá e creio que no domingo mais do que uma prova aquilo será uma festa, um convívio saudável entre amantes da corrida.

Lá vos espero então… Inté!

21 de maio de 2014

Treinando e dietando #2

Semana verde. Aderi a estas mixórdias e tenho a dizer que gostei.

Duas semanas de dieta = - 600gr.

Balanço pouco positivo. Mas tem uma justificação: se durante a semana tenho conseguido fechar a boca, eis que chega o fim de semana e há sempre uma festa de aniversário para me atentar. O mês de Maio é um mês difícil: muitos aniversários de pessoas muito próximas. Pessoas às quais não posso dar uma 'tampa'.

O treino durante a semana não foi difícil de cumprir apesar de quando algo inesperado acontece lá se baralha o esquema todo. Ou seja, tenho a semana de tal modo planificada que, se surge qualquer coisinha, um atraso, um acidente na estrada, uma reunião…  Estou frita! Já só consigo treinar fora d’horas.


Isto aconteceu duas vezes esta semana. O que implicou começar a treinar às 21h e ter terminado às 22.45m. Não é fácil. Fico com a sensação que o dia passou e eu não fiz mais nada além de acordar-trabalhar-treinar-deitar. E constato essa verdade. Foi só mesmo isso que fiz.

Mas há um aspeto que queria partilhar convosco. É que mais uma vez, não fosse o plano de treinos, e teriam caído por terra esses dois treinos. Quem é que vai treinar às nove da noite? Algumas pessoas, eu sei que sim, mas não muitas. Eu teria desistido e teria pensado para os meus botões: “ó deixa lá, amanhã compensas, corres mais meia hora”. Isto para vos dizer que um plano de treinos tem provocado um tira-teimas constante entre mim a minha figura diabólica. A tal religiosidade desportiva que já vos falei. E tem funcionado…


Ainda sobre os treinos, optei por fazer dois deles na maquineta, também essa diabólica  - como é carinhosamente conhecida a Elíptica lá de casa -, para poupar um pouco as minhas dobradiças. Sempre consigo fazer o treino com menor impacto. E só vos digo, saio de lá a suar em bica. Só torna o treino mais monótono. Pois é aquela coisa de nunca sair do mesmo sítio e não ver gente. Sou só eu e a maquineta e a maquineta e eu. 

Treino longo no domingo. Um fracasso. Duas horas a arrastar-me em Monsanto. Estava cansada. Admito. Mas arrastei-me.

Quanto mais treino, mais exausta ando... Não é fácil.



Mas também não desisto! Quem já está quase a desistir de mim é o Paul Michel que já não tem paciência para mim e para os meus suspiros... Homens.

16 de maio de 2014

II Trail da Pampilhosa da Serra e SPEM


Venho hoje aqui lançar um desafio. Trata-se de um desafio que não é só meu. É partilhado entre três pessoas: eu, o Carlos Cardoso (Papakilómetros) e o Carlos Teixeira (Em Busca de Mais um Trilho).


O Carlos Teixeira é um corredor que ostenta sempre com orgulho a t-shirt de uma causa: a esclerose múltipla. Em todas as provas em que participa corre com a t-shirt da SPEM.



Entre conversas, eu e o Carlos (Papakilómetros) aceitámos o desafio do Carlos Teixeira e vamos juntar-nos a ele no II Trail da Pampilhosa da Serra e também nós vamos correr contra essa doença. Quem quiser juntar-se a nós é, obviamente bem-vindo e gostaríamos muito de formar uma onda de t-shirts encarnadas no dia da prova.

Por isso, jovem, se estás a ler este ‘post’, vais ao Trail da Pampilhosa, tem mais de 18 anos e pelo menos 1m25cm de altura… Junta-te a nós! Esperamos por qualquer um de vós que queira contribuir para esta causa.

Para tal, deixo-vos o link da SPEM para acederem a toda a informação. Basta comprar o kit da t-shirt por 10€ (donativo) e oferecer cada quilómetro a esta causa.


Juntem-se a nós!

14 de maio de 2014

II Trail da Pampilhosa da Serra

Então?? Já estão TODOS inscritos, certo? Se não estão o problema é vosso. Não quero saber. Eu cá vou! E sei de mais pessoas que também vão, mas não vos digo. Querem saber? Apareçam. 

Mas posso adiantar que vai imensa gente famosa do mundo da corrida. Aquilo vai parecer um desfile de estrelas, uma verdadeira red carpet do trail running! Os Globos de Ouro ao pé disto vão parecer a festa da paróquia de Alguidares de Baixo!!

Vai ser em bom! Toda a gente já prometeu levar as suas melhores t-shirts e calções (ou saias!), ténis (sapatilhas, vá...) Vai ser um desfile de vedetas... Só vos digo!


Não se acanhem, vá lá. Temos o trail de 29km, com uma altimetria acessível, e para quem não faz estas distâncias pode optar pelo mini-trail de 7km.



A prova começa às 10h, tardíssimo na minha opinião. Oxalá não esteja um daqueles dias de calor, senão a prova desenrola-se no período mais quente do dia. Mas também o que é isso para quem já fez 7km no deserto do Sahara?? Peanuts...

Inscrevam-se!... A região oferece bonitas paisagens e com um pouco de sorte ainda damos um mergulho no rio! No ano passado terminou assim:



Boas corridas!

12 de maio de 2014

Treinando e dietando #1

Plano de treinos cumprido à risca. Incluindo o que mais me custa: exercícios de força e flexibilidade. E tudo isto sem ter um ginásio em casa.

Esta semana comecei as minhas séries FF (Força e Flexibilidade). Fartei-me de ler sobre a importância destes exercícios mas sempre os desvalorizei. Erradamente, eu sei. Mas é assim. O tempo já é pouco para correr quanto mais para me estender num tapete a fazer flexões, abdominais e outras tantas coisas. Mas agora é diferente. Para seguir um plano de treino à risca e levar a bom porto a minha missão (terminar a OCC) tenho mesmo de impor esta componente tão importante de treino.

Acusei alguma fadiga no sábado. O treino longo custou-me muito. Acordei de manhã logo com a sensação de fadiga nas pernas. E por isso pensei para mim: “isto hoje vai correr mal”. E correu. Tinha previsto duas horas de treino a um ritmo baixo e ao fim de dez minutos já estava com vontade de terminar. Ainda comentei com o Paul Michel : “não fosse o plano de treinos e hoje era daqueles dias em que atirava com a toalha ao chão”. Mas agora tudo é diferente. Quero e tenho mesmo de seguir à risca o plano de treinos. É como se essa religiosidade fosse o passaporte para terminar a OCC. Das duas horas que tinha previsto acabei por fazê-las ao ritmo que se impunha, mas já estava com uma neura do tamanho do mundo.

A acrescentar a isto um Paul Michel, que mesmo ainda lesionado, corre ao meu lado com se andasse no centro comercial a ver montras. E vai o tempo todo a ‘picar-me’ tipo mula da cooperativa: “isso não dá mais?”; “não apertes mais contigo que vais ver…” Começo a queixar-me das dores que sentia nos quadríceps. E logo ele responde: “tens de aguentar a dor… Faz parte… Ou tu achas que eu andava lá na MDS sem dores? Achas que acordava de manhã sem dores?” Respondi: “e o que é que eu tenho a ver com isso? Tu és tu, eu sou eu… Eu não gosto de começar a correr já com dores, percebes? Até admito vir a tê-las, mas começar a correr e já me estar a doer as pernas é uma cena que não m’assiste…

Dieta. Ai… A dieta… Não correu mal. Ainda não me pesei, nem sei se perdi peso. Não quero andar sempre em cima da balança, mas sinto maior folga nas calças. Ando a beber 1,5L de água por dia e a seguir um plano alimentar rigoroso q.b.. Durante a semana senti-me bem, não senti falta de energia. Claro que não cortei os hidratos, ao pequeno-almoço e almoço eles estão incluídos nas minhas refeições, mas a partir do lanche eles desaparecem como que por magia. A partir do meio da tarde só como erva, por assim dizer, e proteína. Daqui a duas semanas farei um balanço. Mas para já não tenho sentido fome nem falta de energia para treinar, o que é bom. Caso não perca peso então terei de reavaliar este plano e possivelmente ir a uma consulta de nutrição desportiva.

A única coisinha que alegrou esta semana foi a compra de uns trapinhos novos e dois pares de ténis (uns de estrada, outros de trail). Mas sobre isto falar-vos-ei em breve. Tenho o enxoval para Chamonix quase pronto. Tenho t-shirt curta (falta a longa), tenho impermeável, tenho saia, tenho ténis, tenho mochila. Faltam-me os bastões.


Boas corridas!


5 de maio de 2014

A L E R T A

Querem ver que os chineses já andam a fazer contrafação das t-shirts RUN BABY RUN???

(Pior que a imitação é o modelito!)