11 de março de 2014

Fins de semana são dias de longões e apertões


Chega o fim de semana e chegam os dias de fazer treinos longos. Sábado nem por isso, faz-se um treino normal, apenas uma hora. Mas a verdade é que no sábado, para ele, foi um dia difícil. As dores voltaram em força. Esta lesão tem sido como que um carrossel: ora melhora, e ele fica entusiasmado, ora piora, e ele desanima. Ele e eu. Que o vejo preocupado e apreensivo caso esta dor não dê tréguas.

Da minha parte, as coisas também não estão a 100%. Vira que não vira lá me começa também a doer a planta do pé esquerdo. Faço gelo, massajo com bola de golfe... E assim vamos andando... Dois coxos a tentar fazer o impossível. 

Domingo foi o primeiro treino em modo MDS: há que testar equipamento, há que adaptar o corpo ao terreno, há que correr carregado com 8kg e tudo isto... Durante quatro horas!

Ele levou tudo (quase) como se fosse fazer uma etapa da MDS. A mochila ia bem carregada, até a garrafa de água na parte da frente e os cantis frontais iam bem cheios. Até convém para contrabalançar o peso nas costas.

O equipamento também foi testado: desde o chapéu, aos calções e t-shirt, óculos, acabando nos ténis, meias e polainas. Tudo.




Prontinho para seguir viagem

E eu? Aproveitei a boleia e pensei: "correr na areia não me fará mal nenhum, bem pelo contrário. Será um treino duro. E é disso que eu preciso". Mas só vos digo: correr na areia não é p'ra meninas!! Epá, ia sendo o fim do mundo. Nunca tinha feito um treino na areia. Mas depois deste tenho a sensação reforçada de que não é mesmo nada fácil. 





Andou neste vai-vém durante quatro horas

A MDS, até do ponto de vista 'logístico' é desgastante: é muito pormenor para organizar, é muito detalhe para pensar. Chega a ser tão cansativo prepará-la quanto corrê-la. Acreditem.

Para terem uma ideia, desde a semana passada, o Paul Michel, todas as noites esfrega os pés com limão. Deixa secar e depois barra-os com creme gordo. Diz que é para criar uma espécie de protecção para o pé se adaptar melhor e resistir à fricção. Todas as noites este ritual.

Outro pormenor:  maioria dos problemas de saúde dos corredores durante a MDS estão relacionados com os pés. Geralmente são bolhas. Também já tem no seu kit de sobrevivência uma seringa e Betadine para furar e tratar bolhas, pois caso tenha de pedir assistência médica é penalizado. Sabiam? Enfim, esta prova é bastante complicada! Eu diria, hoje, que não é prova para mim! E olhem que já sonhei em fazê-la. Mas depois de ver o treino do Paul Michel, depois de ver a estratégia, depois de ver a logística... Até contas de cabeça o homem faz... Com o peso, com as calorias, com os materiais... Tudo entra na equação.

Comentei com ele: se algum dia for fazer esta prova tens de ir comigo para me organizares. A mim já me basta correr quanto mais pensar em tudo o resto.

Outro aspecto que preocupa é a desidratação, ainda mais numa prova que se realiza em ambiente quente e árido, como o deserto. Segundo a organização da MDS, a perda de sal através do suor pode chegar a 15gr. por dia.

Como repor? Pela alimentação? É pouco. Sugerem então que os atletas adicionem sal à água que consomem durante a prova (entre 1 a 3gr. de sal por litro de água). Para avaliar o estado de hidratação alertam para os principais sinais: o rendimento físico (que será um primeiro sinal) mas também à quantidade e cor da urina.









Para a semana há mais. Estamos a menos de um mês da prova. Ele vai eu fico. Ele vai correr e eu vou ficar a ver. Várias pessoas me perguntam, sem terem noção de que prova estamos a falar: "mas tu não vais? Nem podes ir lá vê-lo?"

Fica a explicação da organização: "because of the nature of the marathon's rules and its location (i.e., food self-sufficiency, desert, security), runner's supporters cannot access the event".

Etapa a etapa, à distância de um clique, irei acompanhar a chegada à meta. E todos os dias irei dizer aos meus filhos que o pai já chegou e que amanhã fará outra etapa. Assim... Sucessivamente durante sete dias seguidos.

18 comentários:

  1. Já tinha dito que admiro o Paul Michel por toda esta empreitada, e vou estar a torcer por ele daqui a aprox. 1 mês. A mim, embora tenha um respeito enorme por quem faz esta prova, não me fascina....tal como não me fascina aquele Ultra Maratona Melides-Troia ou lá como se chama....correr na areia não é a minha "praia" (o que não quer dizer que não a venha a fazer - a Melides- Troia, essa do Paul Michel não me parece).
    Toda a sorte do mundo, muita força...mas antes disse, que recuperem (os dois) dessas mazelas rapidamente.
    Abreijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carlos!! Ao longo destes tempos também fui perdendo o encanto por esta prova! Tinha uma visão "romântica" da mesma mas que depressa se esfumou...
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Estou a enviar toda a energia positiva para que esse problema do Paul Michel desapareça de vez para poder estar a fazer refresh todos os dias até ver o nome dele na chegada.

    Muita e muita força para ele... e para ti que ficas cá a roer as unhas :)

    Beijinhos, Anabela e um abraço ao Paul Michel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada João! Esse energia é importante, sabes bem disso. ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. É preciso ter grande capacidade física e psicológica para suportar uma empreitada como aquela que o Paul vai fazer...Cá estaremos todos a apoiar para que conclua esse enorme desafio que vai ter pela frente. Força para o Paul Michel e para ti nessa grande maratona !!!
    Abraços e muitos e bons klms

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Carlos! Contamos com esse apoio, claro!
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Como já disse antes, Respect!
    De resto, tirando a obvia questão da auto-superação nada me diz.
    Mas ainda bem que há quem goste;
    Gostei dl purmaior da meinha, se dá para o Sá;).
    Toda o logística, o custo de correr na areia, o calor ( eu gosto de calor mas torrar...) a desidratação ( hoje corri 13 km e já despachei 3 litros de água).
    Agora, já que vai, que corra bem!
    E que as mazelas vos deixem, parece que anda tudo no estaleiro!
    Bjs e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, JNR!
      Sempre que possível e quando o material é bom há que comprar o que é nacional. E nestas coisas não há que inventar: se é bom para o Sá é bom para nós!!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Muita força para o Paulo!
    Já te tinha dito uma vez, esta nunca seria uma prova para mim: areia... deserto.... Mas admiro quem luta por um objectivo difícil.
    Terá de ser etapa a etapada, dia-a-dia, mas tudo vai correr bem.
    Treinos na areia, agora deixaste-me a pensar... é que não é mesmo nada fácil! Se calhar fazia-me bem. :)
    Beijinhos e força.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Rute!
      Tal como já disse, continuo a ter uma grande admiração por esta prova, ao ponto de querer fazê-la. Mas a verdade é que com o aproximar da data, com tudo o que é preciso organizar antes da prova, com tudo o que é preciso ter presente para o decursa da prova... Ufffff... Cansa!! Cansa muito!! :))
      Areia?? Sim, é um bom treino, sobretudo muscular! Vale por 20 idas ao ginásio!
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Impressionante!
    O Paul Michel é um herói! Mas tu és uma heroína! Toda a paciência que tens com todos estes preparativos, toda a ajuda que dás, ter que assistir a tudo...mas à distância...Repito, o teu homem é um herói! Espectacular meter-se nesta aventura! Mas tu és uma heroína por tudo e mais alguma coisa! Parabéns aos dois!
    Muita FORÇA!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredita que pensei que fosse mais fácil, até para mim. Está a ser difícil, principalmente, nestas últimas semanas, lidar com a pressão lá em casa. Andamos um pouco nervosos e a implicar com tudo... E com todos... :)
      Se no início tive muita pena de não ir fazer a prova também (pelas razões mais que óbvias) hoje acho que nunca terei a capacidade de a fazer. E não estou a falar da parte física, porque essa é treinar e treinar muito. Mas é preciso uma grande cabeça para isto tudo. E quanto a isso ele bate-me aos pontos.
      Beijinhos grandes e muito obrigada, Isa!

      Eliminar
  7. Muito sucesso para o Paul!!!
    Força!!

    ResponderEliminar
  8. Esse rapaz tem uma força de vontade que move montanhas! Muita força (ele tem!!) para essa aventura!!!

    ResponderEliminar
  9. Leio as tuas crónicas e delicio-me com as descrições. Tenho muita força, vontade e espírito de sacrifício, mas não sei se seria capaz de sacrificar o meu corpo a esse ponto. Muita força ao Paul e a ti, que acompanharás via net.FOOOOOOOOOOOOORÇA!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó Nuno, não digas isso! Tu és um exemplo de alguém que se supera a cada dia. Repara bem nas tuas conquistas. Tens sido uma inspiração de alguém que luta e corre com muita garra! Típico dos alentejanos, meu caro amigo (recordo que eu tenho uma costela alentejana, hein!)
      Beijinhos

      Eliminar