4 de abril de 2013

Marathon des Sables – Deserto do Sahara



Muito em breve, de 7 a 12 de Abril, vai realizar-se a 28ª edição da, considerada por muitos, mais dura prova de resistência humana: a Maratona das Areias, no deserto do Sahara.

Começou em 1986 e desde então já teve mais de 12.000 participantes:

  • 30% repete a experiência – ‘gandas’ malucos, não bastava lá ir uma vez, não?!
  • 14% são mulheres – ah, rijas!
  • 10% faz a prova a caminhar – parece-me bem.
  • 90% faz a prova alternando entre corrida e caminhada – parece-me melhor.
  • 16 anos é a idade do participante mais jovem – o que será deste gaiato daqui a 10 anos?
  • 79 anos é a idade do mais velho – ser jovem é isto!

Esta é daquelas provas que até me custa entender e só de ler sobre ela fico logo cansada. Querem perceber porquê seguindo a filosofia de Jack, o Estripador? Então vamos por partes:

  • É uma prova no deserto de 240 km repartida por 6 dias!
  • Dá uma média de, quase, uma maratona por dia.
  • Os participantes garantem a sua autossuficiência alimentar durante TODA a prova: ou seja, correm com uma mochila às costas onde carregam a sua comida.
  • Não só carregam a comida como também carregam com saco-cama e outros materiais que precisem para sobreviver (faca, desinfetante, bússola, etc.).

Isto é de loucos! Como devem calcular a alimentação não é propriamente caixinhas tipo marmitas com papelinhos a dizer 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª feira. Há que levar o menos peso possível na mochila, daí que a escolha recaia, fundamentalmente, sobre comida liofilizada que, a partir do 3ª dia, começa a saber a Cabrito Estonado à Moda da Beira Alta! Benzó Deus…

A organização só garante tenda para dormir e água: 12 litros por dia a cada participante. Que tal? Até custa a acreditar que se façam provas destas.

E quem é que vai participar nesta prova? Quem? Este ano a nossa bandeira estará representada por dois participantes. E ambos treinados por quem? Pelo Mister Paulo Pires! Temos o Pedro Gonçalves e o mais conhecido Carlos Sá! No ano passado o Carlos ficou em 4º lugar, escapou-lhe o pódio por uma unha negra!

(És um coxo, homem! Essa é que é essa… Onde já se viu? Abalas-te daqui para Marrocos, para correres duzentos e tal quilómetros e só consegues ficar em 4º lugar entre 1031 participantes? E só consegues ser o melhor europeu? Mais valia ficar em casa… Como os Sportinguistas!)

Ironias e brincadeira à parte, o Carlos Sá obteve uma classificação notável: melhor atleta não africano. E quando participou na prova pela primeira vez, há dois anos, ficou em 8º lugar. 

Da parte que me toca, e porque sou fã do Carlos Sá, do seu trabalho, do seu empenho, do seu esforço e da dedicação que deposita naquilo que faz estarei a acompanhá-lo aqui à distância dos clicks.

Espero e faço votos sinceros que seja uma excelente prova para os dois tugas! Ao Sá, em especial, faço daqui um apelo: vê lá se quebras o enguiço do 4º lugar, ok? Queres que ligue à tia Maya para lhe perguntar se é desta?

 Tempestades de areia - um adversário de respeito.


 Serviços de pedicure à la carte!


 Minha Nossa Senhora!


 Ainda há quem consiga rir.


Sables Resort & SPA All Inclusive. Um luxo!


'Ganda' pinta...


 Conseguem ver o Sá ali na linha da frente?


 Quente.


 Mais quente...


 Love is in the air! (Adoro esta foto)


 Solidão.


 Marco Olmo, italiano, 63 anos! Uma inspiração.


 Love is in the air, again!


 O nosso Sá na edição anterior! Gosto das havainas!


 Klein Laurence, francesa, 43 anos e a transpirar estilo por todos os poros.

Sem comentários:

Enviar um comentário