27 de março de 2013

Ter tempo





Sou leitora mais ou menos assídua de duas revistas: Time Out e Vogue. Pelas razões óbvias: a primeira por causa da galderice, a segunda por causa dos trapos e dos chinelos.
Recentemente adicionei a estas a Sport Life. É uma revista sobre desporto mas acessível a qualquer pessoa. Quero dizer com isto que não se trata de uma revista apenas para “gente de meio”, percebem? Diria que é uma revista light, aborda vários temas sobre diversos desportos, mas sempre numa perspetiva informativa e pedagógica sem querer ser demasiado técnica. Além disso tem sempre rubricas dedicadas a alimentação, vestuário desportivo, etc..
Ao ler o editorial deste mês, não podia deixar de escrever este post, pois acho que é sobre um assunto que, muito em particular a nós mulheres, nos diz muito: a gestão do tempo. Ter tempo!
Ter tempo para fazer desporto, ter tempo para cuidar dos filhos, ter tempo para cuidar da casa, ter tempo para namorar, ter tempo para ler, ter tempo para sair com as amigas, ter tempo... Às vezes apenas para parar! Quem consegue? Quem é a super-heroína que consegue fazer isto tudo mesmo depois de andar um dia inteiro em cima de saltos altos, maquilhada e enfiada numa saia justa? Quem?
Muitas vezes em conversa com as minhas amigas vem sempre à baila aquela pergunta clássica: “mas como é que consegues? Como é que tens tempo?” A resposta não é fácil. E reconheço que a tentativa de conciliar as diversas dimensões das nossas vidas com o desporto ainda é menos.
Mas também reconheço que é preciso ter vontade, determinação e muita disciplina. Conheço pessoas que vão correr às seis da manhã! Conheço pessoas que correm às dez da noite (eu, por exemplo, tantas vezes!) Mas esta disciplina não se conquista de um dia para o outro, é um processo de maturação. Vamos fazendo, vamos treinando, vamos desistindo, voltamos a iniciar, voltamos a desisitir... Até ao dia em que não mais paramos.
Reparem que basta apenas 40 minutos do nosso dia. Será que não conseguimos tirar 40 minutos do nosso dia para ir fazer uma corridinha ou caminhada à volta do bairro? Três vezes por semana? Alguém consegue admitir que não tem 40 minutos por dia???? Não acredito, ninguém acredita, aliás. O que não existe é motivação (ainda) suficiente para trocar esses 40 minutos de sofá, de conversa ao telemóvel ou de facebook por uma corrida ao frio, por vezes à chuva, e solitária...
Pensem nisto, com seriedade. Ter tempo é fundamental. Ter tempo para ser saudável é importante, ter tempo para viver é crucial. Não desperdicem o vosso tempo, ele passa e não volta. É como na corrida, corremos, corremos e não voltamos atrás... Nem nós, nem o tempo... 
Deixo-vos duas frases para ajudar à reflexão e que gosto particularmente:
Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de método”, Albert Einstein
O primeiro sintoma de que estamos matando nosso sonhos é a falta de tempo. As pessoas mais ocupadas têm tempo para tudo. As que nada fazem estão sempre cansadas”, Paulo Coelho

4 comentários:

  1. tens que colocar o "coitado" a ler isto...;)

    ResponderEliminar
  2. E eu vou enviar para a italiana que ainda ontem enfardou uma cesta de pão no pinoquio com a desculpa que as amêijoas estavam óptimas! Se estavam!
    Sem duvida que o tempo só se 'arranja' com método, afinal o dia tem 24 horas para todos! Como passamos cada minuto do dia só depende de nós!
    Run babe run

    ResponderEliminar
  3. Deixa lá a italiana gozar o que de bom o nosso Portugal lhe pode oferecer! :) Bjs e toca a treinar para os Sininhos!

    ResponderEliminar